Home Office - entre organizados e sociáveis

10/02/2019

O interesse pelo trabalho em casa, o chamado home office, têm crescido muito. Segundo pesquisa da SAP, Consultoria Brasileira Especializada em RH, houve um aumento de 50% no número de empresas brasileiras que aderiram ao trabalho remoto.

Com a recente regulamentação pela Reforma Trabalhista a tendência é que a busca por essa modalidade cresça no Brasil. Sem falar que empresas presentes no país estão investindo em delegar aos seus funcionários atividades feitas em casa, como a Amazon que investiu em 5 mil vagas de home office no Brasil em 2018. Os motivos que atraem para este modelo de trabalho são diversos, indo desde a economia de tempo e dinheiro no trajeto casa-trabalho até o bem-estar psicológico do trabalhador.

Mas para quem pensa que trabalhar em casa é fácil, não é. É preciso muita organização e concentração. Algumas dicas para se disciplinar são: não trabalhar de pijama, fazer listas do que precisa ser cumprido e de preferência realizar as atividades em um cômodo que não seja o quarto. Lembre-se, ainda é um trabalho e para isso o home office precisa ter o "ritual" do trabalho tradicional, ainda que fora da empresa.

Vantagens
Além da flexibilidade de tempo e dinheiro em transporte, como dito acima, poder passar mais tempo com a família é sem dúvidas um ponto extremamente importante para o home office. Estar no ambiente familiar e menos estressante que um escritório melhora a produtividade em 30%, de acordo com pesquisa da M2B Agência PME.

Com o trabalho conectado, tudo o que você precisa para trabalhar é um computador e uma boa internet. Ou seja o home office facilita você poder viajar mais ou até frequentar seu Starbucks favorito (ainda que isso deva ser feito com cautela para não misturar lazer com trabalho).

Criar e organizar seu próprio escritório pode ser considerado uma vantagem para quem sempre sonhou em deixar seu cantinho de trabalho a sua cara. Além disso, não ser obrigado a seguir políticas como dress code se mostra vantajoso.

Lembra do tempo economizado no trânsito? Você pode usá-lo para diversas atividades do seu interesse. Uma delas é, por exemplo, investir na sua saúde. Praticar atividades físicas com melhor regularidade e, com menos correria, estar atento a alimentação são ganhos consideráveis em uma rotina home office.

Desvantagens
Estar sozinho não é para todo mundo. Muitas pessoas sentem falta da interação direta do ambiente de trabalho e até mesmo aquela pausa para um café no corredor. Neste ponto, a falta de comunicação e a socialização podem diminuir a motivação do trabalhador em home office.

Ter seu escritório em casa pode não ser uma boa ideia quando se tem muitos estímulos fora do foco das funções do trabalho. Aqui se incluem ambiente barulhento e desorganizado ou ter uma cama quentinha te chamando para dar um cochilo.

Ah, lembre-se de contratar um bom pacote de internet ao considerar o home office. O wifi será seu melhor amigo.

Para os workaholics é tentador ter o trabalho a um clique. Isto se torna uma desvantagem quando se está de férias ou folga, uma vez que o trabalhador tradicional deixa suas tarefas na empresa.

O trabalho home office é uma opção nova, ainda que crescente, principalmente no Brasil. Com isso os trabalhadores ainda estão entendendo a mecânica de trabalhar em casa, pesando seus pontos positivos e negativos.

Nós da Meios esperamos que esse texto tenha ajudado a você na introdução do assunto e quem sabe a tomar uma decisão. E aguarde mais conteúdo sobre o tema por aqui!