Marketing de Conteúdo - não gaste para lhe conhecerem

27/02/2019

Uma empresa, seja ela de bairro ou nacional, não pode parar. É preciso sempre fidelizar clientes, engajar o público-alvo e aumentar a rede de consumidores. A ferramenta dentro da empresa que vai gerir estratégias para esses fins é o Marketing de Conteúdo. A palavra de ordem aqui é criar relevância para a empresa e gerar valor diante dos públicos, sem custos.

O Marketing de Conteúdo obedece a metodologia do Inbound Marketing que busca captar o interesse das pessoas de forma não invasiva ou interruptiva - ou seja, ela afasta a ideia de que o marketing é agressivo e mentiroso, como foi estereotipado por anos. A ideia está muito mais ligada a gerar curiosidade e encantamento no cliente do que empurrar para ele uma mercadoria ou serviço. 

Uma fórmula bastante difundida para o sucesso do Inbound Marketing:
Atrair: Para isso é preciso produzir conteúdo relevante para sua área. Observar os movimentos de seus clientes e os públicos com os quais eles se relacionam é um ponto-chave nessa manobra.
Converter: Neste ponto é preciso transformar visitantes em leads, ou seja, consumidor do seu produto-conteúdo. Explicitar as vantagens do cliente com seu produto é uma atitude importante.
Vender: Tendo o lead interessado no produto ou serviço, é o momento de consolidar a absorção pelo cliente. Aqui é preciso afirmar para o lead a qualidade do que a empresa oferece, dando a ele garantias e auxílios pós-venda.
Análise: A relação entre a empresa e o cliente não termina na compra. O Inbound propõe um relacionamento duradouro, em que a empresa estará presente para futuras necessidades do cliente, bem como fazendo desse cliente um dado a ser compreendido para a empresa sempre melhorar.

Mais conteúdo, menos custos

Investir em Marketing de conteúdo custa 62% menos do que o marketing tradicional e gera até três vezes mais resultados, aponta pesquisa da Exame. Em um mundo informatizado, onde as pessoas buscam soluções na internet, ter conteúdo que as respondam é fundamental.

O resultado orgânico do Marketing de Conteúdo tem se provado mais efetivo que aquele produzido através de pagamentos. A geração de clientes e fãs da marca se torna mais efetiva porque a produção de conteúdo tende a se aproximar de um discurso sincero, que consegue, de fato, conversar com o público. Se coloque na posição do consumidor; é preferível fazer negócio com uma empresa que está sempre por perto, presente com conteúdos interessantes - o famoso brand awareness, que optar por uma marca desconhecida.

Aliado à postura de produzir informação, o Marketing de Conteúdo encontra no engajamento de seu público uma estratégia para alcançar resultados maiores. Neste método o foco é o mais preciso possível. Reduzido, portanto, dentre todos seus públicos.

Engajar é fundamental para construir um relacionamento próximo entre marca/empresa com os clientes que vão movimentá-la pelas redes, seja com curtidas, comentários e compartilhamentos do conteúdo.

Queremos falar com todos os ouvidos possíveis, mas às vezes é melhor comunicar para um grupo e ser bem entendido, do que gritar para uma multidão distraída.

Esperamos que este texto tenha despertado em você o interesse pelo modelo de marketing de conteúdo. Fique atento aos próximos posts em que aprofundaremos o tema. Deixe um comentário e compartilhe!