Mas por que os stories têm 15 segundos de duração máxima cada?

26/11/2019

Dia desses me perguntei, ao rodar os stories do meu Instagram, por que exatamente eles têm duração máxima de 15 segundos? O Google, dessa vez, não soube me responder.

Mark Zuckerberg acrescentou mais 5 segundos ao plagiar - digo, se inspirar profundamente no sistema do SnapChat, que dá 10 segundos para cada micro-vídeo. Em ambos os casos a mídia passa de um pro outro imediatamente durante a gravação ou visualização.

A medida, sem dúvidas, acrescentou mais um pouquinho de tempo para quem quisesse mostrar seu dia a dia e por conta do poder do Instagram gerou um novo padrão para a comunicação digital.

Mas algo ainda me incomoda... De onde viria essa padrão de tempo? Sem dúvidas essas empresas baseiam suas decisões meticulosamente de acordo com dados e pesquisas dos comportamentos digitais, mas nada relacionado foi explicado.

Após juntar algumas ideias, pensar daqui e dali, cheguei em duas possíveis respostas que talvez nunca tenham comprovação - mas valem ser pensadas pelos mais curiosos do digital. Às teorias:

1 - Nossas falas e diálogos são mutáveis e não determinam um padrão ideal para a transmissão de uma mensagem. A famosa oração que você aprendeu lá no ensino fundamental precisa ter apenas um verbo. Então, a menor das frases ainda é uma frase: SOCORRO!

No entanto, existem estruturas textuais trabalhadas nas redações e roteiros - igualmente mudadiço. Ao básico novamente, temos o introdução-desenvolvimento-conclusão que a galera só lembra na época do ENEM.

Essa estrutura não existe por acaso - ora, ora, meu Drummond. As três partes estão empregadas naturalmente em nosso cotidiano fluindo até para os iletrados. Isto porque diz respeito à modelo do pensamento em si, da construção de uma ideia.

Mas será que eles se preocuparam com essa coisa toda com cara de LISPECTOR, Clarice? Não é possível determinar, mas certamente suas pesquisas de dados responderam de acordo com o comportamento observado e, portanto, disseram 15 segundos.

Como você ainda não reparou, te conto um segredo. Esse texto todo foi escrito pensando numa estrutura de início-meio-fim por parágrafo e, olha só, o tempo médio de leitura de cada um deles é 15 segundos.

Pode confirmar em sites de calculam o tempo de leitura de um texto. É verdade, eu era o texto. Nosso primeiro parágrafo, por exemplo, tem 166 caracteres e 29 palavras que em uma leitura média de 130 palavras por minuto, soma 12 segundos para a frase ser dita. Esse daqui já passou um pouco.

Desse modo você consegue acompanhar um raciocínio de forma concisa entre as partes que compõem uma história - ou story.


Ah, eu falei em duas teorias, certo? Em dois stories de duração:


2 - A segunda diz respeito ao caráter user-friendly sobre o tráfego da internet em cada dispositivo - o consumo mesmo. Já que com cortes na navegação é mais fácil controlar o carregamento das mídias - ainda que 1 foto use muito menos dados de internet para ser vista no 4G do busão que 1 vídeo, os dois a 80km/h tendo os mesmos 15 segundos de duração.


Tem alguma questão que te intriga sobre as redes sociais? Essa convívio maravilhoso no ciberespaço e tal... Conta pra gente e vamos explicar - ou teorizar!